segunda-feira, janeiro 26, 2026

Embrapa realiza curso sobre o plantio de açaí em terra firme

Os frutos do açaizeiro do agricultor Francisco Barbosa, do município de Marabá, no Sudeste do Pará, estão secando antes mesmo de amadurecerem. O problema iniciou em 2021 de forma localizada, mas este ano o agricultor já observou em diferentes pontos do plantio em terra firme. “Os frutos ficam secos, não dá polpa e se bater junto com frutos bons muda o gosto da polpa”, conta o Francisco.

O plantio do Francisco está localizado no Projeto de Assentamento (PA) Piquiá, Vila Sororó, distante 40 km de Marabá. Em 2021, ele produziu 58 mil quilos de frutos de açaí e quer ampliar a produção. Ele é um dos participantes do curso “Manejo da cultura do açaí em terra firme”, que a Embrapa realiza nesta terça (11) e quarta-feira (12) no Projeto de Assentamento (PA) 26 de Março, localizado a cerca de 30 quilômetros do município de Marabá, Sudeste do Pará.

Nessa região, o cultivo do açaizeiro em terra firme vem ganhando cada vez mais adeptos, e entre os problemas relatados pelos agricultores ainda está a baixa produtividade dos açaizais. A questão, segundo pesquisador da Embrapa, João Tomé de Farias Neto, especialista no cultivo do açaí em terra firme, pode ter diversas causas e os agricultores precisam atentar para a irrigação e adubação adequadas.